POUPANÇA: Você pode estar perdendo dinheiro...

A poupança foi criada para que os pequenos investidores pudessem acumular dinheiro de uma forma mais fácil. Ela possui a vantagem de ser isenta do imposto de renda. Porém existem outros paralelos a serem analisados:
O ganho nominal da poupança foi de 7,5%, o que parece muito bom quando não descontamos a inflação no mesmo período, que foi de 6,5% (IPCA).
Já o rendimento real do ano que passou foi de 0,94%, segundo estudo da consultoria Economática (o mesmo rendimento de 2010). Isso mesmo 0,94% de rendimento em 1 ano. E foi um bom resultado se comparado com o ano de 2002, quando a poupança teve seu pior desempenho real: - 2,9%.*

Ok? Mas o que fazer?
Existem outros investimentos em renda fixa como CDBs, Fundos de Renda Fixa, Títulos Públicos (Tesouro direto – títulos do governo) que rendem sensivelmente mais. Além é claro, da renda variável, que hoje em dia mostra-se uma opção também para o pequeno e médio investidor.
Quero deixar claro que a poupança tem sim finalidade e deve ser usada, guardadas as devidas proporções de tempo e dinheiro. É melhor algum investimento do que nenhum investimento.
É recomendada a aplicação na poupança para valores pequenos, para quem consegue um pouquinho por mês, pois as taxas de outros investimentos não compensariam a mudança.
Porém, ela deveria ser usada apenas para acumular um montante considerável para ser usado em outros investimentos, como os já citados (os quais, serão explicados nos próximos Posts). Ela, de maneira nenhuma deve ser utilizada como investimento de longo prazo, ou como fim na busca da sua “liberdade financeira”.
É importante ressaltar que a diversificação de investimentos se faz necessária, e que algumas formas de investimentos são meios e não fins.

Deixe um comentário, vamos compartilhar...!

2 comentários:

  1. Ideal é diversificar, além de poupar é preciso saber aonde alocar e investir esses recursos.
    Existem vários tipos de investimentos e um desses com certeza se enquadra em seu perfil de investidor.
    Primeiro passo é descobrir qual seu perfil de investidor.
    Abx e bons negócios ;)

    ResponderExcluir
  2. ok marcelo... obrigado pela colaboração. "PERFIL DO INVESTIDOR" será o tema do próximo Post. Para quem não conhece, o Marcelo é profissional da área de finanças, trader da bolsa com vasta experiência e acessor. Possui um blog sobre o assunto e um grupo no facebook. Quem se interessar pode acessar clicando no ícone a baixo de participar deste site intitulado APRENDA A INVESTIR: Corujito Points!

    ResponderExcluir